Desde os anos 1980 o chamado, “Triângulo Dourado” do Algarve a oeste de Faro estabeleceu uma reputação lendária no Algarve como destino de férias e golfe exclusivo. As propriedades nos três resorts de renome mundial da Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura na costa do Atlântico pertencem às casas de segunda residência mais procuradas na Europa. Golfistas de todo o mundo podem desfrutar de 14 campos de golfe únicos criados e mantidos aos mais altos padrões internacionais. As cidades mais importantes do Triângulo Dourado são o município de Loulé no interior, Almancil e Quarteira.
Paisagem
A paisagem do assim chamado “Triângulo Dourado”
A Ilha de Faro, ilha barreira da capital do Algarve, é o elo final de uma cadeia de ilhas, que separa a paisagem lagunar da Ria Formosa do mar aberto. Para oeste, a paisagem dunar transforma-se, dando lugar a falésias de arenito com pinhais sob amplas praias arenosas. Pelo meio, existem alguns lagos pequenos, o maior dos quais deu o nome ao aldeamento da Quinta do Lago.
Localidades
Loulé, Almancil e Quarteira
As localidades mais importantes do assim chamado “Triângulo Dourado” são Quarteira, no litoral, e Almancil, um tanto escondido nos bastidores dos aldeamentos requintados da Quinta do Lago e do Vale do Lobo, que pertencem ao concelho de Loulé. Esta cidade encontra-se terra adentro na região fértil do Barrocal, uma paisagem entre a serra e o mar.
Faro, a capital do Algarve, fica na vizinhança imediata e a partir da Quinta do Lago é possível fazer um passei extenso ao longo da laguna da Ria Formosa até ao Aeroporto de Faro.
Desporto & Lazer
A oferta de desporto e lazer no “Triângulo Dourado”
Os arredores de Almancil e da freguesia adjacente de Quarteira são um paraíso para golfistas. A Quinta do Lago, o Vale do Lobo e Vilamoura disponibilizam 13 campos magníficos. Alguns destes campos foram, repetidas vezes, palco de torneios internacionais como a Portugal Open ou o Portugal Masters.
No litoral entre Vilamoura e a Quinta do Lago estende-se uma praia arenosa infinita, tendo por pano de fundo uma paisagem de dunas e, a oeste, falésias escarpadas espetaculares e resplandecentes das cores vivas do arenito. Fora da estação balnear, este areal convida para passeios longos à beira mar.
A Marina de Vilamoura, o maior centro portuário de recreação no Algarve, é ponto de partida ideal para uma grande variedade de desportos aquáticos. Além disso, existem sugestões de passeios de barco ao longo da costa até as grutas perto de Albufeira, bem como de expedições para a observação de golfinhos ou de excursões de pesca em alto mar.
O Interior
No interior do “Triângulo Dourado”: Loulé e a Serra do Caldeirão
Loulé é considerado como a Capital do Carnaval; mas também há no verão festas vibrantes ao ar livre nas ruas da pitoresca parte velha da cidade.
O edifício do mercado de Loulé é considerado como lugar emblemático da região. Aos sábados, vendedores, compradores e curiosos de perto e de longe encontram-se aqui.
A norte de Loulé começam os terrenos montanhosos da Serra do Caldeirão. Os arredores de Querença e da povoação vizinha de Tôr é uma terra rica em caudais de água e fontes e muito importante para o abastecimento de Loulé e Quarteira com água. Mais a oeste fica Alte, uma das aldeias mais típicas do Algarve.